AssuntoResumoInstituiçãoCursoDownload
Plano UrbanísticoPlanta com proposta técnica para delimitar área prioritária de adensamentoPMCG
Projeto de Intervenção do Cine CapitólioTCC do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Recife PE, Aluna Mayrla J. D, Souto Maior Catão, concluinte em 2008.2, obtendo o conceito "A". 2009 - apresentado a PMCG em 2009. 2010 - encaminhado pela PMCG ao IPHAEP para análise do projeto 2010 à 2011 - 03 reuniões aconteceram entre autora, prefeitura e IPHEP 2013 - Na Nova gestão a autora foi chamada para retomar a discursão sobre o projeto de interveção do Cine Capitólio e a sua viabilidade. 2013 à 2015 - aconteceram varias reuniões entre a autora, PMCG, IPHAEP e demais entidades, como CMCG e UFCG, chegando a conclusão por unanimidade que este projeto seria o melhor e mais adquado a Intervenção do Cine Capitólio na cidade de Campina Grande, PB 2017 - O projeto ainda encontra-se em tramites.
etapa 1_ projeto de intervenção no pátio ferroviário da estação nova de campina grandeA proposta_ Propõe-se para o lugar a revitalização e melhoria das praças/ espaços públicos; a criação de um parque linear com áreas de caminhada, lazer e esportes; nas antigas edificações, se propõe a reutilização dos antigos galpões como mercados de produção criativa e formação e capacitação de mão de obra artesanal, além de reservar para o edifício da Estação, a área de preservação de memória ferroviária local- um espaço cultural que deverá ser viabilizado através de uma parceria público privada. A proposta é desenvolver um projeto que trabalhe com uma gestão integrada entre público e privado. E que procure no seu bojo, ser sustentável, independente da figura do Estado, mas que trabalhe de forma integrada na gestão do acervo patrimonial.
etapa 2_ projeto de intervenção no pátio ferroviário da estação nova de campina grandeO edifício selecionado para abrigar o mercado multifuncional “mercado mix” é um galpão de armazenamento da Estação Nova inserido no perímetro urbano da cidade de Campina Grande e guarda um importante histórico da relação de subsistência dos habitantes dos bairros próximos e da cidade. O edifício atualmente tombado pelo IPHAP encontra-se em estado de ruína. Sua arquitetura é de estilo eclético e possui características que buscam o Art Déco. Internamente, o prédio está ocupado por entulhos de lixo, materiais de construção e vegetação de pequeno porte e, por seu estado de deterioração, é possível se perceber a técnica construtiva da alvenaria em tijolo maciço.
etapa 3_ projeto de intervenção no pátio ferroviário da estação nova de campina grandeIntervenção no edifício da antiga sede da 8a. Residência. Estilo protomoderno. Estado precário de conservação. uso proposto: escritório de múltiplo uso, com biblioteca municipal para servir à comunidade
etapa 4_ projeto de intervenção no pátio ferroviário da estação nova de campina grandeCENTRO CULTURAL_EDIFÍCIO DA ESTAÇÃO A edificação mais significativa do conjunto, trata-se do prédio onde funcionava a Estação Nova. A edificação possui linhas arquitetônicas em estilo Art Déco, com volumetria limpa e sem ornamentos, arrematada por uma torre central que possuía o relógio da estação. Desperta interesse na composição da edificação, as trabalhadas grades de esquadrias em ferro trabalhadas, com motivos Art Nouveau, além de um rico painel que tem como tema a vida na ferrovia. O interior apresenta uma solução em planta composta por apenas um pavimento, com espaços destinados ao embarque e desembarque dos passageiros e envio de remessas de mercadorias de pequeno porte. Devido ao tratamento dado à solução do programa em planta e a adoção da volumetria em estilo Art Dèco, o edifício que recebeu um tratamento diferenciado dos demais do conjunto, torna-se uma referência visual e simbólica no conjunto.
etapa 5_ projeto de intervenção no pátio ferroviário da estação nova de campina grandeProposta_ Centro de capacitação e formação de mão de obra. Para funcionar na maior galpão do conjunto,a proposta visa revitalizar o edifício, abrigando nele, instalações para escola de capacitação de mão de obra da comunidade, com escola de artes e oficio, e auditório. No espaço livre, foi proposta uma praça das artes. Gerar emprego e renda é o objetivo dessa proposta.
Parque da LiberdadeO Parque da Liberdade possui uma área total de 49.179,49m² e conta com pistas de caminhada e ciclofaixa de quase 800m, pista de skate, quadra de areia para vôlei, barras para musculação, playground, academia, anfiteatro, área de convivência, quiosque de apoio para aulas de aeróbica/ginástica/capoeira, sanitários, área administrativa, lanchonetes.O parque terá aproximadamente 15.000m² de área permeável com forrações e grama tipo esmeralda que envolverão todos os equipamentos do local tornando, assim, a temperatura mais agradável. Serão plantadas ainda 12 espécies de árvores de pequeno, médio e grande porte que são de fácil manutenção e todas já adaptadas ao clima da região. Atendendo ao programa do Ministério do Esporte, será implantado junto ao complexo o CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) que contará com ginásio poliesportivo, pista de arremesso, pista de salto e pista de atletismo. Contará, ainda, com estacionamento para automóveis, motos e paraciclos.
Parque da LiberdadeO Parque da Liberdade possui uma área total de 49.179,49m² e conta com pistas de caminhada e ciclofaixa de quase 800m, pista de skate, quadra de areia para vôlei, academia, barras para musculação ao ar livre, playground, anfiteatro para apresentações culturais, área de convivência, quiosque de apoio para aulas de aeróbica/ginástica/capoeira, sanitários, área administrativa, lanchonetes. O parque terá aproximadamente 15.000m² de área permeável com forrações e grama tipo esmeralda que envolverão todos os equipamentos do local tornando, assim, a temperatura mais agradável. Serão plantadas ainda 12 espécies de árvores de pequeno, médio e grande porte que são de fácil manutenção e todas já adaptadas ao clima da região. Atendendo ao programa do Ministério do Esporte, será implantado junto ao complexo o CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) que contará com ginásio poliesportivo, pista de arremesso, pista de salto e pista de atletismo.